quarta-feira, 24 de março de 2010

POLIARTERITE NODOSA


A poliarterite nodosa (PAN) é uma vasculite necrosante sistêmica de pequenos e médios vasos. Atualmente a PAN é classificada em uma forma clássica e outra chamada de poliangiíte microscópica (MPA). Ambas são doenças raras, sendo a forma clássica a menos frequente. Apesar de ser uma doença de adultos jovens, a PAN clássica pode ocorrer em crianças e indivíduos mais idosos.
Sinais e sintomas inespecíficos são frequentemente observados na PAN clássica. Queixas específicas relacionadas ao comprometimento vascular de um órgão ou de um sistema podem predominar na apresentação clínica inicial ou durante todo o curso da doença. A hipertensão arterial se relaciona tanto com a poliarterite renal como com a glomerulite, sendo, às vezes, a principal complicação.
A lesão vascular na PAN clássica consiste na inflamação e necrose de artérias musculares de calibre pequeno e médio. A necrose fibrinóide se desenvolve comprometendo a luz do vaso, facilitando a ocorrência de trombose, infarto dos tecidos supridos pelo vaso afetado. Com a resolução das lesões, ocorre a deposição de colágeno, que pode aumentar ainda mais a oclusão vascular. Dilatações aneurismáticas de até 1 cm de tamanho ao longo das artérias lesadas são características da PAN clássica.
O envolvimento da artéria renal é frequentemente relevante, sendo uma importante causa de morte.
Bozza A, Levy R. Vasculites. In: Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003. Disponível em: URL: http://www.lava.med.br/livro
ROBBINS & COTRAN. Vasos Sanguíneos. Bases Patológicas das Doenças. 7. ed.
Postado por: Sabrina Ellen e Pedro Gustavo (Biomedicina 221.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário