segunda-feira, 1 de março de 2010

Atresia esofágica


A atresia esofágica é o desenvolvimento incompleto do esófago.

Na atresia esofágica, o esófago não está ligado ao estômago como deveria, já que se estreita ou acaba num beco sem saída. A maioria dos recém-nascidos com atresia esofágica também apresenta uma fístula traqueoesofágica, uma ligação anormal entre o esófago e a traqueia.

Na maioria dos casos, um recém-nascido com atresia esofágica tem grande quantidade de saliva, tosse quando tenta engolir e está cianótico (tem a pele de cor azulada). A fístula traqueoesofágica permite que a saliva entre nos pulmões quando o bebé engole. Isto expõe-no a contrair uma pneumonia por aspiração.

Quando o estado do bebé é estável, pratica-se uma operação para corrigir a atresia esofágica e fechar a fístula traqueoesofágica. Antes de corrigir o problema cirurgicamente, o médico tenta evitar a pneumonia por aspiração suspendendo a alimentação por via oral e colocando uma sonda de aspiração contínua na parte superior do esófago para sugar a saliva antes que chegue aos pulmões. O bebé é alimentado por via endovenosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário