segunda-feira, 1 de março de 2010

Aterosclerose

O que é a aterosclerose

É provocada pela obstrução dos vasos sanguíneos por lipídios e tecido fibroso, sendo responsável pelo desencadeamento dos eventos cardiovasculares. As artérias são os vasos que levam o sangue do coração para todas as partes do corpo. Elas são revestidas por uma fina camada de células, chamada endotélio. A pressão alta, o cigarro ou os altos níveis de colesterol podem danificar o endotélio, desencadeando um processo que leva à formação de placas de colesterol. Os ateromas, placas de gordura que se formam nas paredes das artérias, estreitam e enrijecem os vasos de médio e grande calibre, obstruindo a passagem do sangue. Pior: podem se desprender e viajar pela circulação, causando prejuízos em órgãos vitais. Nos estágios mais avançados, as placas ateromatosas podem obstruir completamente o fluxo em uma determinada artéria.


Os sintomas da aterosclerose

Usualmente, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra. À medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgão afetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenar os seus tecidos.

Fatores de risco

Tabagismo, a alteração dos lipídios ou gorduras sangüíneas (colesterol e/ou triglicérides), o aumento da pressão arterial, o diabete, a obesidade, a vida sedentária e estresse emocional.Dependendo do fator de risco do indivíduo, a prevenção consiste em diminuir o nível de colesterol no sangue, diminuir a pressão sangüínea, deixar de fumar, perder peso ou começar um programa de exercícios.

Amanda, Cristina, Sâmia

http://www.artigos.com/artigos/saude/medicina/cardiovascular/aterosclerose-2963/artigo/
http://emedix.uol.com.br/doe/car005_1f_aterosclerose.php#texto1

Nenhum comentário:

Postar um comentário